Lançando 6 produtos em 6 meses
4/7/2018
~ 2 min.

Sou desenvolvedor há muito tempo. Lembro que aprendi a programar para criar um site específico. Era um site de cobertura fotográfica em baladas. Na época eu tinha 17 anos e o objetivo era simples: entrar de graça nas festinhas. Mas o que começou como uma brincadeira acabou definindo os caminhos que minha vida tomou e também foi a primeira vez que empreendi.

Desde então tentei empreender várias vezes, mas na maioria das vezes as coisas não davam certo. Coleciono fracassos. E a única coisa que todos esses fracassos têm em comum é que eu nunca finalizava o que havia começado. As vezes era muito perfeccionista, ou simplesmente descobria algo que me motivasse mais que o projeto atual e acabava deixando ele de lado.

Muitos desses projetos nunca viram o sol brilhar.

Desde aquele primeiro site de cobertura fotográfica até hoje eu desenvolvi muitos sites, aplicativos e sistemas. E com essa bagagem consegui chegar no nível de conhecimento, proficiência e autonomia que possuo hoje. Olhando pra trás eu vejo que não foi um caminho fácil. O Jean de 17 anos não conquistaria tudo que o Jean de hoje conseguiu sem praticar exaustivamente.

Fica mais fácil a cada dia.

Recentemente decidi que gostaria de ter mais autonomia sobre o meu trabalho através do empreendedorismo e, depois de olhar minha trajetória como programador, ficou claro que eu precisava praticar empreendedorismo para obter sucesso como empreendedor.

Eu ainda não sei qual a melhor forma de fazer isso, mas depois de ler o artigo I’m Launching 12 Startups in 12 Months do Pieter Levels por diversas vezes eu decidi que lançar um produto por mês pode ser uma boa forma de começar.

Já que o objetivo é aprender, então exercícios de fixação no mundo real fazem todo o sentido, certo?

Assim como o Pieter, meu plano é tentar encontrar o market fit para cada um desses produtos em um mês. Se não conseguir identificar demanda para o produto em um mês, então adiciono mais um fracasso na coleção, aprendo o que puder e sigo em frente.

Espero que me acompanhe nessa jornada e se quiser ser notificado quando eu lançar um novo produto se inscreva na minha newsletter.

Até mais.

ps.: Ainda não sei quais produtos irei criar, mas irei atualizando esse artigo a cada novo lançamento.


Voltar


REMIX Weekly

Uma coleção de links sobre assuntos variados.
Todo sábado pela manhã.
(Leia durante o seu café da manhã)