Começando sem gastar dinheiro 😎
10/8/2018
~ 4 min.

Atualmente não existe uma razão pelo qual uma Startup ou um Indie Maker precise pagar pelos servidores que ele vá utilizar antes de chegar ao ponto onde se faz necessário escalar.

Google, Facebook, Microsoft, IBM, Amazon e vários outras empresas oferecem diversos serviços gratuitos (ou cupons de descontos públicos) para você começar. Eu mesmo uso vários desses serviços de forma gratuita nos meus produtos (Firebase, AWS Lambda, Heroku, Mlab, Redislab, Sendgrid, Cloudflare, só pra citar alguns).

Algumas dessas empresas, além de possuir planos gratuitos, também oferecem programas específicos para Startups, que ajudam muito quem está começando. Eu mesmo, por meio do Mini Receitas, já usufruí do fbStart e nesse artigo vou listar algumas das opções disponíveis por aí.

fbStart

Irei começar pelo fbStart que é o programa do Facebook com o qual eu já tive algum nível de contato. Ele possui duas modalidades de aceleração. O Bootstrap é focado em ajudar startups em estágio inicial que estejam construindo principalmente, mas não limitado a, aplicativos móveis. O Accelerate é focado em startups que já possuem o modelo de negócios validado e estão tentando escalar. É importante ressaltar que a quantidade de vagas disponíveis no Accelerate são muito mais limitadas que no Bootstrap.

Independente da modalidade que você escolher se aplicar, a experiência é bem bacana. Além de créditos no Facebook Ads e suporte direto com a equipe do Facebook, os programas ainda oferecem diversos benefícios com parceiros do Facebook. Dentre os benefícios, os mais legais pra mim são: crédito na AWS, U$5.000 no Bootstrap e U$15.000 no Accelerate, e processamento sem taxas de até R$ 180.000 no Stripe.

Anualmente também rola o prêmio App of the Year que premia os melhores aplicativos participantes do programa com prêmios de até U$100.000.

Google Launchpad

Launchpad é o programa de aceleração de startups oferecido pelo Google que visa fornecer a tecnologia, eventos, recursos on-line, conhecimento e comunidade necessários para lançar e escalar seu aplicativo.

O programa oferece créditos em serviços Google, como AdWords e Google Cloud Platform, acesso a mentoria de Google Developer Experts, diversos cursos e eventos que buscam conectar os participantes entre si e com investidores.

O processo seletivo é mais complicado do que do fbStart Bootstrap, porém os benefícios são muito maiores.

AWS Activate

O AWS Activate é o programa da Amazon de aceleração de startups e embora existam 3 modalidades do programa, o processo seletivo de 2 deles são feitos através de parceiros da Amazon, por isso iremos focar apenas na modalidade Builders.

A modalidade Builders oferece U$1.000 de créditos na AWS e alguns treinamentos on line. Embora seja uma opção bem mais modesta que o fbStart Bootstrap, também pode ser interessante pra todo mundo que está começando devido a facilidade de aceitação no programa.

IBM Global Entrepreneur Program

A IBM também oferece um programa de aceleração com duas modalidades: Builder e Premium. O processo seletivo para o Premium é feito através de parceiros, portanto iremos focar na modalidade Builder.

A modalidade Builder é focada em empreendedores e startups em estágio inicial que precisam testar e validar suas hipóteses e oferece U$1.000 de créditos por mês em serviços da IBM Cloud durante 12 meses, cursos on line e suporte técnico da comunidade. O mais legal desse programa é o acesso ao IBM Watson, que é uma plataforma de inteligência artificial bem flexível e poderosa.

Para se qualificar é necessário não ter recebido créditos de outro programa da IBM, bem como possuir faturamento menor que U$1M nos últimos 12 meses.


A lista poderia continuar com planos gratuitos de diversas outras empresas (e talvez eu até faça essa lista no futuro), mas preferi deixar a lista enxuta.

A melhor parte de todos esses programas é que eles são gratuitos, ou seja, não cobram equity do seu produto ou startup.

Mas a real questão que essa lista levanta é: quanto valor cada um desses programas pode prover para o seu produto? Especialmente em se tratando de infra-estrutura de cloud, dentre tantas ofertas, qual delas é a melhor pra você?

Particularmente eu recomendo que você se inscreva no fbStart como ponto de partida, pois ele oferece crédito para diversos serviços, inclusive para a AWS.

Caso você precise de serviços específicos do Google (Firebase, Adwords, TensorFlow, etc.), IBM (Watson, Cloudant, etc.) ou AWS (Lambda, CloudFront, etc.), considere se inscrever nos programas deles também.

ps.: Antigamente também existia o Microsoft BizSpark, porém eu não consegui encontrar nenhuma referência atual a ele nos sites da Microsoft. Parece que ele foi substituído pelo Microsoft for Startups que é realizado por parceiros da Microsoft. No entanto, a Azure oferece 12 meses gratuitos do serviço para você experimentar.


Voltar


REMIX Weekly

Uma coleção de links sobre assuntos variados.
Todo sábado pela manhã.
(Leia durante o seu café da manhã)