Filesquash: Acelere as imagens do seu site em até 89% 🚀
31/7/2018
~ 3 min.

Chegou o último dia do mês e ainda não lancei o primeiro dos seis produtos que eu havia planejado. Mas nada melhor que uma deadline apertada pra fazer a gente deixar o preciosismo de lado e colocar a cara no sol.

Confesso que esse projeto é um misto de orgulho e vergonha pra mim. Orgulho pelo que conseguimos alcançar e vergonha por termos levado tanto tempo para nos sentirmos confortáveis em sair do Alfa.

Mas chegou a hora.

Eu lhes apresento o Filesquash.

Filesquash Screenshot

O Filesquash já está no ar como Alfa há mais de um ano. No início era uma ferramenta para economizar tempo de desenvolvimento em funcionalidades que envolviam uploads de imagens nos aplicativos que a gente fazia na Futuring.

Durante o desenvolvimento descobrimos que também conseguiríamos otimizar essas imagens em tempo real e, de quebra, realizar algumas operações em imagens em tempo, como redimensionamento, recorte inteligente, marca d’água e alguns filtros em tempo real.

Tempos depois, durante a integração com um aplicativo social com foco em imagens, percebemos que conseguiríamos otimizar ainda mais a performance do aplicativo ao determinar o tamanho da imagem de acordo com o dispositivo que a requisitava. O cliente que tinha contratado uma migração de Ionic 1 para Ionic 3 gostou mesmo foi da otimização que fizemos nas imagens.

Nós demoramos um pouco para identificar que essa otimização era algo mais relevante que o upload de arquivos. Mas quando percebemos, pivotamos tudo em poucos dias.

“Agora nós te ajudamos a otimizar o carregamento das imagens do seu site em até 89%, sem sacrificar a qualidade."

Filesquash SpeedTest

A integração é muito simples, basta importar nosso script e alterar o src de suas imagens para data-fs-src. A partir daí nossa mágica já tá funcionando. Quando um usuário acessar o seu site, nós iremos entregar a melhor imagem possível para aquele dispositivo, seja smartphone, computador, tablet ou até uma geladeira 😎.

O widget foi feito usando javascript puro em cima de web standards, portanto ele funciona bem com os frameworks front-end mais comuns da atualidade (React, Angular e Vue) e vai continuar funcionando em cada um dos frameworks javascript que serão lançados no decorrer dos próximos anos (só enquanto eu escrevia esse artigo já foram lançados mais 3).

Além disso, já temos um plugin WordPress que está em estágio inicial de desenvolvimento e vem sendo testado por alguns clientes selecionados. Nossa maior preocupação com essa integração são os possíveis conflitos com outros plugins já bem aceitos pela comunidade WordPress. No entanto, se quiser testar é só me enviar um e-mail.

Ainda estamos trabalhando pra melhorar a plataforma. Esse equilíbrio entre qualidade e dimensões ideais do arquivo é muito complicado de se alcançar. Mas estamos otimistas. Embora enxerguemos espaço para melhorias, nunca sairá do papel se esperarmos a perfeição.

Eu e o @leandroico trabalhamos duro nesse projeto e dá um friozinho na barriga nesse momento, mas chegamos a um nível de produto do qual nos orgulhamos e estamos ansiosos para receber o feedback de vocês.

ps.: Caso queira saber o quanto as imagens do seu site seriam otimizadas usando o Filesquash, acesse: https://filesquash.io/speedtest.


Voltar


REMIX Weekly

Uma coleção de links sobre assuntos variados.
Todo sábado pela manhã.
(Leia durante o seu café da manhã)