It’s been a while
9/3/2020
~ 3 min.

Faz um tempo que não posto nada aqui e acho que chegou a hora de conversarmos a respeito.

Quando comecei esse blog ele tinha um foco específico na minha jornada criando produtos digitais sozinho e sem financiamento. Eu tinha um plano que parecia muito bom: praticar empreendedorismo todo dia até eu ficar bom nisso. Mas a vida real nem sempre segue os roteiros que nós planejamos e eu falhei. Mais uma vez, diga-se de passagem.

Não consegui ser resiliente o suficiente para concluir os projetos, sempre que chegava na parte de vender o que eu havia construído eu sofria muito e eu não conseguia mais encontrar energias pra continuar fazendo aquilo. Então eu desisti.

Levei um tempo pra aceitar que eu havia sido insuficiente e levei mais tempo ainda pra vir aqui assumir pra vocês. Porém, em toda crise aparecem oportunidades.

E nessa crise eu percebi algumas coisas.

  1. Precisamos nos conhecer e saber os nossos limites. Não dá pra abraçar o mundo. Então quando for começar um novo projeto é importante identificar as suas fraquezas e buscar formas de superá-las. No meu caso talvez eu precisasse de um parceiro que mandasse bem em marketing e vendas.

  2. Nem todo projeto paralelo precisa ter objetivos financeiros. Na realidade o mais importante é a satisfação pessoal e isso pode ser alcançado de várias formas (inclusive através de retorno financeiro). Por exemplo, tempos atrás eu iniciei um projeto chamado Internet Sem Limites (o Cuducos fala mais sobre ele nesse post aqui) e que por não ser algo com fins lucrativos eu nunca havia sequer pensado nele como um case de sucesso ou fracasso, mas que dado o objetivo do projeto, a sua repercussão e os resultados obtidos (mesmo que indiretamente), ele pode sim ser considerado um sucesso.

  3. Por fim, mas não menos importante, eu percebi que eu sou um experimentador. Eu sou o cientista maluco que gosta de misturar um monte de coisas e ver o que funciona. A minha criança interior se diverte através da minha curiosidade e ela não dá a mínima se aquilo tá me dando dinheiro ou não. Afinal, crianças não deviam se preocupar com dinheiro.

  4. E nas últimas semanas eu acabei caindo no blog do Joel Hooks e lendo o post 🌱 My blog is a digital garden, not a blog e isso me abriu a mente pra um tipo diferente de blogging que eu nunca havia pensado a respeito.

E é graças a essas percepções que eu acho que eu preciso mudar um pouco o rumo do blog. Eu quero poder usar o blog pra compartilhar as coisas que eu acho legal. Independentemente do assunto. Então pode ser que nas próximas semanas você veja posts sobre empreendedorismo, desenvolvimento, produção musical, fotografia, streaming ou qualquer nova coisa que eu decida experimentar.

Enfim, espero passar a compartilhar mais coisas com vocês agora, mas sem pressão também. Não quero que isso vire uma obrigação. Quero que o blog seja algo leve na minha vida, que eu venha compartilhar as coisas com vocês como eu faço com meus bons amigos.

😄


Voltar


REMIX Weekly

Uma coleção de links sobre assuntos variados.
Todo sábado pela manhã.
(Leia durante o seu café da manhã)