Livros lidos em 2018
24/12/2018
~ 5 min.

A cada nova resolução de ano novo eu me imponho a meta de ler, pelo menos, 12 livros por ano. Até comprei um Kindle anos atrás pra me ajudar nessa tarefa e, apesar disso, falhei nos dois últimos anos. Porém, esse ano, alternando entre obras de ficção e de não ficção (que eram basicamente de produtividade e/ou empreendedorismo), consegui bater a meta e gostaria de compartilhar os livros com vocês.


Harry Potter and the Philosopher’s Stone

Já tem algum tempo que eu lia livros de não ficção em inglês, mas decidi tentar algo de ficção pra ver se eu me sairia bem e, tirando os momentos em que a J. K. Rowling começa a discorrer sobre as opções de comidas nos banquetes de Hogwarts, me saí muito bem. A escolha desse livro foi por já conhecer bem a história, já que já havia lido o livro original, e pelo fato de ser um livro relativamente pequeno, 208 páginas.

Amazon


Astrofísica Para Apressados

Li esse livro no começo do ano e confesso que não lembro dos detalhes, mas, apesar disso, lembro que os conceitos foram explicados de forma bem didática. O último capítulo do livro me lembra o quão pequeno perante o universo eu sou e me dá certa vertigem ao comparar algumas medidas do ponto de vista cósmico. Recomendo esse livro a todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre o universo mas estão com pressa.

Amazon


O andar do bêbado: Como o acaso determina nossas vidas

Se não me engano, tinha começado esse livro ainda ano passado, porém sua leitura não é das mais fáceis e levei alguns meses para concluí-lo. Apesar disso, o conteúdo é extremamente interessante e o autor nos mostra que a aleatoriedade tem muito mais impacto em nossos atos, fracassos e sucessos do que gostaríamos de acreditar e acreditamos.

Amazon


MAKE: Bootstrapper’s Handbook

Esse ano eu tentei, por meio de projetos paralelos, criar alguns produtos próprios. Meu objetivo era, no médio e longo prazo, viver disso. E independentemente dos projetos terem dado certo ou errado, esse livro foi a base do planejamento e execução de cada um deles. Ainda há muito o que melhorar no meu processo de criação de produtos, mas devo muito do meu conhecimento atual sobre o tema a esse livro.

Site


Just Fucking Ship

Confesso que quando ganhei esse livro eu não tinha muitas expectativas com relação ao conteúdo do mesmo, porém no decorrer do leitura percebi que ele era um guia pra qualquer um que quisesse tirar sua ideia do papel. Ele te apresenta ferramentas e técnicas pra te ajudar a se organizar e efetivamente sair do lugar. Particularmente gosto muito desse tipo de abordagem, busco sempre testar quais técnicas e ferramentas funcionam pra mim e criar meu próprio processo de trabalho.

Site


Build & Launch

Esse livro é na verdade uma coleção de posts do Justin Jackson que infelizmente não encontrei a URL direta para o ebook, acho que consegui o ebook quando me inscrevi na newsletter. Bom, assim como os dois livros anteriores esse também busca te entregar pequenas formas práticas de tirar seu projeto do papel.

Site


Vai lá e faz

Esse livro é de um cara que admiro bastante e acho que isso acabou pesando minha avaliação sobre o livro. Embora o livro seja bem legal, eu o li após ler três livros extremamente focados na prática e esse é aquele tipo de conteúdo que busca te motivar e não seguir de guia e, naquele momento, o que eu precisava eram de técnicas e ferramentas para viabilizar meus projetos, já que a motivação eu já tinha.

Amazon


O poder do tempo livre

Antes de ler esse livro, por algum motivo, eu acreditava que todo projeto paralelo que eu criasse precisava ter algum fim lucrativo, porém, o que eu não percebia, é que grande parte dos projetos que eu criei até hoje não tinham, ao menos inicialmente, fins lucrativos. E realizar isso me fez perder o imediatismo de criar um projeto que desse dinheiro pra focar naqueles que me dão satisfação pessoal e isso fez toda a diferença na minha vida. Com certeza foi um dos melhores livros que li esse ano.

Amazon


Reinvente sua empresa

Os autores desse livro são bem famosos por terem criado um projeto incrível que atende milhares de empresas ao redor do mundo de forma totalmente independente, ou seja, sem depender de investidores. No livro eles dão várias dicas sobre como gerir melhor a sua empresa, passando por vários tópicos, como: Contratação, Controle de danos, Cultura, Produtividade, Concorrência, etc.. Esse livro teria sido muito importante pra mim antes de montar a Futuring.

Amazon


Guardiões da Galáxia. Rocket Raccoon e Groot

Comecei a ler esse livro como uma fuga, ou um contraponto, a um outro livro muito maçante que estava lendo e foi uma grata surpresa. Não sei dizer se por já conhecer e simpatizar com os personagens ou por ser uma boa história. Talvez um pouco dos dois. O estilo de escrita empregado pelo autor lembra muito o de Douglas Adams em O guia do Mochileiro das Galáxias.

Amazon


O Planeta dos Macacos

O livro maçante que citei anteriormente continuou me perturbando e me vi obrigado a começar mais esse livro. Embora a narrativa seja bem lenta no início, aos poucos ela foi me envolvendo e quando eu vi eu tinha terminado o livro em três dias. Obviamente, essa avidez não ajudou muito a lidar com o livro maçante.

Amazon


O último desejo

Recentemente comecei a jogar The Witcher 3 e me vi muito interessado pelo passado do Lobo Branco, também conhecido como Geralt de Rívia. Logo descobri que os jogos eram inspirados na série de livros “Wiedźmin” do polonês Andrzej Sapkowski. O universo criado por Andrzej é tão incrível quanto os criados por Tolkien ou Martin e se você tiver buscando uma série de fantasia medieval essa é a melhor recomendação que posso te dar no momento.

Amazon


ps.: Não me lembro exatamente a ordem dos livros que li no começo do ano, então a lista não está exatamente ordenada.

ps2.: Comecei a ler alguns livros que acabaram não entrando aqui pois não consegui terminá-los. Gostaria de citar dois interessantíssimos, porém muito maçantes ou de difícil leitura: Algoritmos para viver e Tudo é óbvio, desde que você saiba a resposta. Ambos são excelentes livros até onde li e prometo terminá-los em 2019 😄.


Voltar


REMIX Weekly

Uma coleção de links sobre assuntos variados.
Todo sábado pela manhã.
(Leia durante o seu café da manhã)