Tranquilidade Financeira
6/1/2022
~ 2 min.

Quem me acompanha nas redes sociais (Twitter e LinkedIn) sabe que recentemente pedi demissão do meu emprego pois um dos meus projetos pessoais estava indo muito bem. Infelizmente o projeto não está indo tão bem quanto antes, pois o mercado de cryptomoedas despencou nos últimos 2 meses e o projeto é relacionado ao tema.

Eu sempre preocupei muito com dinheiro. Em ganhar mais. Em não deixar faltar nada. Em provar pra mim mesmo e pra todo mundo que eu conseguia ir além. Sempre almejei a tal da independência financeira.

Independência essa que se dá quando é possível manter o padrão de vida desejado sem precisar depender do salário de um emprego fixo. Onde o trabalho passa a ser uma opção e não mais uma necessidade. Podendo ser exercido por prazer, por exemplo. E, convenhamos, eu estou bem longe disso na minha vida.

Ainda assim, durante o banho esses dias eu percebi o quão tranquilo eu estava e me veio a realização que talvez eu tenha atingido algo que estou chamando de “tranquilidade financeira”. Apesar de estar sem emprego e de estar queimando minhas reservas de emergências, estou tranquilo e confiante com relação ao meu futuro.

Nesse momento o dinheiro deixou de ser uma preocupação. Primeiro por que eu percebi, graças a esse projeto pessoal, que se souber observar as oportunidades ao meu redor dá pra fazer dinheiro do “nada”, desde que eu acerte o timing. E, além disso, a minha área de atuação (desenvolvimento de software) está extremamente aquecida nos últimos anos e a pandemia só acelerou a adoção do trabalho remoto pelas empresas, o que aumenta ainda mais as minhas possibilidades.

Então decidi curtir o momento e me dedicar a criação de conteúdo aqui no blog, na REMIX (que voltou a ser publicada no último sábado), na Twitch (onde faço live coding todas terças, quintas e sábados às 19h) e no YouTube (onde irei começar com os primeiros vídeos nos próximos dias).

E se você tem interesse em me acompanhar nessa nova jornada, já sabe onde me encontrar 😉

ps.: Vamos ignorar o fato de que há cerca de 2 anos eu disse que ia voltar com os posts por aqui e não voltei, ok? Dessa vez é real. Eu acho.


Voltar


REMIX Weekly

Uma coleção de links sobre assuntos variados.
Todo sábado pela manhã.
(Leia durante o seu café da manhã)